Invasão no PHP pode ter origem no Composer
Aplicação de desenvolvimento teve correções para as invasões

Pesquisadores suíços da empresa Sonar Sources descobriram recentemente falhas de segurança no Composer, que é a aplicação de desenvolvimento utilizada pelos programadores de PHP que utilizam para acessar o Packagist, o principal repositório online de módulos de software PHP.
Veja aqui: https://blog.sonarsource.com/php-supply-chain-attack-on-composer
Esses bugs podem ter permitido que os atacantes envenenassem o próprio sistema Packagist, contaminando assim a fonte em que toda a comunidade utiliza em suas aplicações.
Esse tipo de ataque é também conhecido como um ataque à cadeia de suprimentos. Muito semelhante ao ocorrido com a SolarWinds. Neste formato de ataque, utiliza-se bugs ou brechas para introduzir código nas aplicações de desenvolvimento ou dentro dos códigos utilizados para compilar e produzir uma aplicação. O ataque não se dá na aplicação em si. Quando a aplicação vai para distribuição ou venda, já se encontra com o bug.
Felizmente, a equipe do Composer respondeu com um hotfix em apenas 12 horas e um patch oficial em cinco dias.
Os pesquisadores relatem que alguns dos códigos vulneráveis estavam presentes desde as primeiras versões do Composer, há 10 anos. Parece que esta foi a primeira vez que essas falhas foram detectadas.
A ação coloca em cheque o formato de utilização de hubs comuns na programação e a segurança dos mesmos.
Clique aqui para ver mais