Mozilla lança Track THIS

Um site bizarro para mostrar como funciona o "tracking" e a espionagem de usuários...

Mozilla lança Track THIS

Os desenvolvedores do Firefox, Mozilla, lançaram um site um tanto bizarro, mas que está ajudando a demonstrar como um perfil de usuário é "trackeado" na internet, ou como os anunciantes bisbilhotam suas atividades de navegação.

O projeto é chamado de Track THIS e consiste em apresentar, para você escoher, quatro perfis de navegação:

Hypebeast: um usuário na moda pop, obcecado com "streetwear", tênis e as músicas mais recentes.

Filthy Rich: um usuário ricaço, que procura marcas de luxo, carros sofisticados e clubes exclusivos.

DoomsDay: um teórico da conspiração paranoica procurando suprimentos, avaliando bunkers e acessando as últimas histórias malucas.

Influenciador: Um usuário de busca de produtos abstratos on-line, procurando por rotinas de cuidados com a pele, remédios holísticos, aplicativos de astrologia e meditação.

Após escolher um usuário, a aplicação abre 100 guias de sites relacionados às suas escolhas, para que você seja "trackeado" e começe a receber anúncios destes temas escolhidos.

Após abrí-las, feche todas as 100 guias e abra uma nova janela. Veja os seus anúncios na internet mudarem perante os seus olhos. Seus anúncios provavelmente só serão afetados por alguns dias, mas os rastreadores de anúncios são bastante sofisticados. Eles poderiam começar a refletir seus hábitos normais de navegação antes disso.

Obviamente tata-se de um projeto muito tosco, porque abrir 100 guias de seu browser irá consumir toda a sua memória e ainda deixar seu HD com um monstruosos swap de dados.

Mas se você tem uma máquina possante, vá em frente.

Lembre-se de não realizar este teste em seu local de trabalho e de ter algum tipo de aplicação contra sites maliciosos ou que tentem instalar malwares, pois não temos a garantia de que os sites escolhidos estejam limpos, sem script inseridos para aproveitar o teste.

Você então pode estar pensando se abrir a aplicação seria uma boa idéia... É claro que, para demonstrar o funcionamento do tracking é um excelente projeto, mas tenha em conta que abrir 100 sites de uma só vez lhe trará um certo desconforto em seu PC.

Com diz o ditado: Vá em frente!  É por sua própria conta e risco!

Clique abaixo para conhecer o site:


Clique aqui para ver mais