O saco de batatas de Sarah Connor em Exterminador

Também testamos o saco de batatas de alumínio

O saco de batatas de Sarah Connor em Exterminador

No mais recente filme da saga Exterminador do Futuro, Sarah Connor utiliza um saco de batatas para bloquear o GPS e a localização de um celular.  Testamos também.  Veja o resultado.

Ante de mais nada, é importante entender como um celular pode ser localizado e rastreado.  E isso não tem nada a ver com o GPS.

O GPS (Global Positioning System), ou sistema de posicionamento global é uma aplicação cliente, isto é, instalada em seu celular ou outro aparelho, que recebe sinais de satélite que possuem esta função, ajudando a sua localização no globo.

O GPS trabalha sempre com triangulação, ou seja, recebe vários sinais ao mesmo tempo, e calcula, baseado na própria informação do sinal, o tempo que ele demora para chegar ao seu aparelho.  Com isso, é possível encontrar a sua posição e altura relativas, com precisão de poucos metros.

Entretanto, o GPS no seu celular não emite nenhum sinal de sua localização.  Ou seja, ele não informa ao satélite, CIA, NSI, a sua localização.  Ele informa apenas à você.  Então, não é o GPS o inimigo de Sarah Connor!

O grande problema está em outras aplicações que utilizam o seu posicionamento de GPS para localizá-lo ou rastreá-lo, como o Localizador dos smartphones, a localização de sua rede wifi e outras aplicações que querem saber onde você se encontra para lhe prestar o melhor serviço.

Mas se o seu celular não puder captar o sinal de GPS, com certeza não poderá emitir a sua localização com precisão.  E, por isso, Sarah Connor utilizou um saco de batatas de alumínio, tal qual Snowden utilizou a sua geladeira.

Resolvemos também fazer o teste e escolhemos uma famosa marca de batatas-fritas para a experiência.  

Instalamos uma aplicação de monitoramento, o Mobile-Tracker Free em um celular Samsung e o testamos andando pelas redondezas.  Tanto a localização quanto o GPS funcionaram normalmente.

Após isso, colocamos o celular em um pequeno saco de papel e o adicionamos dentro do saco de batatas.

Inicialmente o sinal demonstrou forte tendência a não ser receptivo, mas ainda assim, não foi totalmente bloqueado.  

Então resolvemos utilizar dois sacos de batatas, um dentro do outro, sem enrolar, apenas colocando dois sacos juntos.  E o previsível aconteceu.  O celular tornou-se invisível, sem sinais de localização ou identificação de sua posição.

Fica aqui a dica: para se esconder de um predador no futuro, ou use um Nokia antigo, ou tenha sempre em mãos um saco de batatas!